segunda-feira, 28 de abril de 2008

ÉDIPO REI

A tragédia do ultimo sábado quis apresentar a todos os telespectadores a história vivida por Édipo ao saber pela profecia de Delfos que irá matar o Pai e desposar a mãe.

Édipo nasceu em Tebas. Era filho do rei Laio e Jocasta. Certa ocasião, o oráculo profetizou que Laio seria morto pelo filho. No entanto, esse pastor ficou comovido e entregou a criança a outro homem, que por sua vez levou o menino para o rei de Corinto-Pólipo, que não tinha filhos.

Com a morte de Laio, Édipo torna-se rei, casando-se com sua mãe, como já falado acima. A trama se dá em torno da descoberta de quem mata o Laio. Eis que chega o mensageiro vindo de Corinto, conta história de que Pólipo não seria o verdadeiro pai de Édipo e sim Laio. Com a morte de Laio cai sobre aquele lugar uma maldição que só acabaria com a descoberta do assassino de Laio.

Então Édipo tomou a tarefa de encontrá-la consultando o profeta cego Tirésias, que resultou em revelar a identidade do assassino, mas que acabou por fim falando que era Édipo o vilão. Com isso Édipo suspeitou que seu cunhado Creonte estivesse mancomunado com Tirésias para assumir o Trono. Com a chagada do mensageiro que comunica a morte de Pólipo, Édipo vê-se livre de parte da maldição. Jocasta volta ao palácio onde se enforca. Édipo por sua vez, arranca dos broches de ouro do vestido dela e perfura os olhos. Isso tudo acontece por Édipo saber através do pastor que seus verdadeiros pais eram Laio e Jocasta. Édipo era feliz quando “não via” a realidade, imaginando-se um homem poderoso, quando na verdade havia matado o pai e mancomunado uma relação com a mãe.

A tragédia em si é muito inspiradora, e requer uma análise profunda do tempo, época vivida por esses personagens para poder analisar abertamente o trama vivido por Édipo. Na verdade o que mais estava em jogo, assim, como em Antígona era a luta pelo poder, como vai aparecer também no filme “Gladiador”. Todos esses geram comentários críticos acerca do poder políticos, momentos vividos também no nosso contexto atual em se tratando de Brasil.

Nenhum comentário: