segunda-feira, 28 de abril de 2008

Trabalho de Pesquisa (Jorge Vanderlei Conceição)

Essa dissertação é um relato filosófico do trabalho de pesquisa sobre o relatório final do graduando Jorge Vanderlei Conceição estudante do 5º período do curso de licenciatura em filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, por se tratar de uma pesquisa e também de um trabalho de conclusão de curso esta pesquisa já foi apresentada em algumas universidades do País, bem como em seminários, e congressos. O presente artigo tem como objetivo demosntrar a antropologia pragmática kantiana e a antropologia moral. Faz referência a lei moral e a possibilidade de uma religião racional derivada da "moral pura".
De sua pesquisa o referido autor deseja trabalhar como já relatado o seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)onde em sala de aula, bem como nos seminários apresentou na integra sua pesquisa.
O trabalho reflete sobre o desenvolvimento de uma religião racional. A pesquisa investiga também os fundamentos da religião racional e como ela se contrapõe à religião eclesiástica. A religião racional é derivada da moral pura, porque por meio da idéia de Deus como legislador moral, ordena o gênero humano a cumpri os deveres morais como se fossem deveres divinos. A religião racional é a referencia, ou o compromisso do gênero humano para consigo. A interpretação da fé eclesial pode conter erros, porque está fundamentada em um estatuto e doutrinas de uma religião, e a fé é revelada por meio de tratados, epistola e outros documentos religiosos pelo chefe eclesial. Depois essa fé racional auxilia para máxima moral que é o supremo bem, que implica o compromisso do gênero humano consigo mesmo.

Nenhum comentário: