segunda-feira, 28 de abril de 2008

Tese de mestrado

TESE DE DISSERTAÇÃO DO MESTRANDO LUCIANO EZEQUIEL KAMINSKI


O Mestrando Luciano Ezequiel Kaminski, nos apresentou seu projeto de dissertação de mestrado. Desenvolve todo seu trabalho de pesquisa “O BELO COMO SÍMBOLO DE MORALIDADE”. Para o desenvolvimento de seu trabalho Luciano utiliza-se de alguns comentadores como: Pedro da Costa Rego; Vinícius de Figueiredo; Zeljko Loparic; Valério Rohden e outros. Sua dissertação divide-se em 3 partes. A primeira parte, ele trabalha a analogia / simbolismo, que tem como estudo a lógica, a crítica da razão pura e esta crítica nos vai levar a uma dialética, entendimento e prolegômevos. Em seu discurso remete-nos a fundamentação de seu trabalho, que está fundamentada no livro de Kant CRPR, CRJ e na Religião antropologia.
Na segunda parte de seu trabalho Luciano tratará da beleza como símbolo de moralidade, tentará defender sua tese. E na terceira e última parte cabe a ele discorrer sobre a moral em dois aspecto: no juízo do sublime e juízo de teleológicos. Podemos dizer assim que este último capítulos se subdivide-se em 3 pontos que fará comparação a sua problemática.
I – PSICOLOGIA
II – INTELECTUAL
- ANALÍTICA
III – LÓGICA SEMÂNTICA
A filosofia transcendental de Kant nos remete a lógica que por sua vez leva-nos a um conhecimento de intuição e a conceitos empíricos e puros.
Dialética →ente real → idéias → transcendental → Deus → mundo.
A casualidade livre não tem um princípio a priori prático/moral → Universal. A ação livre determinaria a vontade
Juízos → Determinantes → objetiva → Lei → conceito → referente
→ Reflexionantes → Subjetiva → parte particular → cria conceito universal.
Conformidade afins:
Conhecimento: → Categoria/ objeto referencia
Moral → Lei/ sentimento de respeito.
Belo → Princípios de conformidades afins → sentimento de prazer.
Em uma pequena síntese coloca-se nessas linhas o que foi conseguido pegar pela explicação do mestrando Luciano sobre seu trabalho de pesquisa.

Nenhum comentário: