segunda-feira, 28 de abril de 2008

O NASCIMENTO DA FILOSOFIA

O NASCIMENTO DA FILOSOFIA

Falar em filosofia já é algo difícil imagine falar sobre algo tão intimo da filosofia? Existe algo mais próprio e intimo que o nascimento? Ao tentar descrever como fora este nascimento deve-se passar por três questionamentos: como ocorreu? Quem o fez? Será que existe um nascimento?

Como ocorreu o nascimento da filosofia? É algo tão complexo como tentar responder o que é filosofia. Partimos do pressuposto que filosofia significa amor a sabedoria. Então isto leva a uma implicação que a filosofia nasceu quando homens e mulheres se preocuparam com o saber.

Desde os primórdios o homem busca respostas para indagações que perturbam sua existência e com o homem grego não fora diferente. No entanto o homem grego foi em busca da resposta, e por ser um homem religioso que era muito mítico. E como não sabia certas respostas denominou deuses seres que explicavam tudo o que o intelecto não sabia, não tinha como responder.

Mas ainda ai não se tem uma filosofia como compreendemos hoje, será que foi aí que ela nasceu? Na busca do homem por respostas que não sabia responder?

Posteriormente a este período o homem grego não está mais preocupado com seus medos, mas sim com a origem do mundo, isto significa que passou a pensar racionalmente deixando este lado mítico de lado.

Estamos já em um estágio que vislumbramos homens que resolvem a questionar a buscar respostas racionais para suas dúvidas. Será então que soa estes que iniciam a filosofia. Ou será que ainda não?

Parece ser que a filosofia passa a existir quando o centro de todo pensar passou a ser o homem e não os objetos, realidades que estão a sua volta. A filosofia nasce quando o homem torna-se o centro da polis? Está agora nascida a filosofia?

Um elemento que faz a filosofia ser filosofia é o ato dela fazer com que o indivíduo questione-se faça-se perguntas, para se formular conceitos.

Será que a filosofia nasceu? Pergunto isso por que a cada momento que o homem se questiona sobre algo ele faz a filosofia. Pois se ela é o ato de pensar, isto é, todo o que pensa faz filosofia. A partir que alguém passa a pensar nasceu a filosofia. E se pormos em marco zero significa que houve um tempo que não existiu filosofia? Se não existiu filosofia não existiu racionalidade.

Outro fato todo nascimento exige uma morte. Se pregarmos então o nascimento então teríamos que propagar que a filosofia terá seu fim. E este será o oposto do início, visto que ela nasceu quando o homem resolveu pensar, e ela irá morrer quando o homem parar de pensar.

Usando termos mais claros a filosofia nasce com o choro do recém nascido, e morre com o último suspiro do ancião.

Nenhum comentário: