sábado, 30 de agosto de 2008

Ralatório Individual de Apresentação do Filme "Nascendo para um novo Tempo"

No dia 19 de Agosto de 2008, às 19h00, a equipe da produtora reprodução foi à escola Estadual Polivalente de Curitiba, situada a (Rua: Salvador Ferrante, nº 1664, Bairro; Boqueirão), apresentar o filme “Nascendo para um novo tempo” e junto à apresentação do filme, uma dinâmica que buscava suscitar uma possível reflexão filosófica nos espectadores.
O público para o qual o filme foi apresentado era composto por alunos do Ensino de Jovens e Adultos (Eja). Em conversa a priori com a direção da escola e com o professor de filosofia, conseguimos reunir todas as turmas de filosofia juntamente com a sociologia tenho em média aproximadamente uns 50 alunos.
Devido à carência de pensar filosoficamente, no quadro geral da atualidade, a dinâmica proposta não atingiu o resultado esperado, porém, não devemos relevar a inexperiência dos apresentadores, componentes da produtora e participantes do filme. Acredito que o parágrafo anterior vem revelar uma simplicidade dos apresentadores frente aos espectadores.Após um semestre inteiro poder trabalhar de forma dinâmica a construção de um material, que poderá ser utilizado as escolas públicas e à aqueles que assim desejarem fazer uso de nosso trabalho.
Poderíamos até nos valer dos direitos autorais, por fim, os atores decidem que em meio as dificuldades tecnológicas, e a falta de experiência dos mesmo o filme poderia ser copiado por outrem para assim também fazerem um reflexão de nossa sociedade atual.
Utilizamos como método apresentar primeiramente o Filme. Logo após, isufruindo-nos das idéias trazidas pelo filme, expomos alguns conceitos que extraímos da historia da filosofia e principalmente do pensamento de Platão.
Hoje, após está pronto nosso trabalho e também apresentado, reflito da seguinte maneira: No início do semestre me encontrava frustado com relação a gravação deste filme. Porém, vejo-me hoje o quanto já cresci com o mesmo.Posso dizer que o crescimento neste caso pode ser generalizado, pois a amplitude do crescimento foram em todos os âmbitos. Quando o ser humanos está aberto as novas mudanças, tudo se torna fácil para se adaptar as novas realidade do nosso cotidiano. Percebo que isso aconteceu comigo.
Apesar de algumas falhas técnicas, quanto dos meios utilizados na apresentação, fica-nos a esperança de que os espectadores tenham se identificado com os conflitos do protagonista, e que, de alguma maneira tenhamos conseguido instigar o público a refletir sobre sua vida. Sobre a padronização imposta pela sociedade atual, ou seja, sobre a questão que permeiam o homem contemporâneo.

Nenhum comentário: