sábado, 30 de agosto de 2008

Filosofia - Antes tarde do que nunca...

Gilberto Alexandre da Luz

Acretido que falta uma consciência de que o esporte seja em modalidade for não deve servir somente à uma competição, mas sobretudo à melhora da qualidade de vida de quem o pratica. Hodiernamente (nos dias de hoje - nota blog) as competições esportivas têm tido o efeito de guerras em que a hegemonia de um povo é imposta a outro (s) contudo sem violência armada. Gostaria de saber sua opinião sobre isto.
O esporte, e aqui generalizamos todas as modalidades, sempre representou um fator de mediação nas sociedades, se manifestando de acordo com as características daquela sociedade e daquele tempo. Na Antiguidade, por exemplo, o esporte eram as lutas, violentos combates que podiam chegar até a morte. Também entre o público, filas de soldados isolavam os espectadores para evitar conflitos. E as guerras paravam para a realização dos Jogos Olímpicos.
No século XIX, quando os esportes coletivos mais populares (Futebol, basquete, vôlei, rugbi) foram criados, corria a Revolução Industrial e e as Escolas Públicas passaram a adotar essas estratégias para educar: treinar para a vida ativa do trabalho e controlar os impulsos violentos através das regras. Na recriação dos Jogos Olímpicos Modernos, Barão de Coubertin registrou que era preciso despertar a atenção do Mundo para o fato de um programa nacional iria desenvolver saúde, resistência e também criar melhores cidadãos.
Já no início do século XX vimos os Jogos Olímpicos e Copas do Mundo virarem vitrine de propaganda de regimes e governos. A Alemanha Nazista, a União Soviética, os Estados Unidos são exemplos disto. Ainda no século XX, com a disseminação do capitalismo por todo o mundo, o esporte pouco a pouco virou mercadoria e espetáculo virtual de massa. Virou coisa e se afastou do humano.
O humano do Homem como corpo-alma-natureza-sociedade. Sempre fomos assim, um TODO, e nos colocamos no mundo a partir desses quatro elementos. O esporte, como uma das poucas manifestações que por princípios engloba este TODO, sempre irá representar aquilo que somos ou aquilo que nos deixamos ser como povos, como humanos.

Nenhum comentário: