domingo, 9 de novembro de 2008

ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE FILOSOFIA

Critérios para viabilidade:
Apresentação da Obra: Arte gráfica.
Conteúdo e Metodologia
Didática: - Linguagem
- Arte gráfica:

Para um professor de filosofia se faz necessário um olhar crítico também em ralação ao material didático usado pelas instituições de ensino, que muitas vezes são oferecidos pelo governo, no caso de instituições públicas.a um professor de filosofia se faz necessário.. A primeira obra a ser analisada é “Filosofia” da autora Marilena Chauí, e a segunda obra, “Curso de Filosofia” do autor Battista Mondin.
O Livro de Chauí apresenta uma capa e contra capa, bastante atraente, foram adotadas cores alegres, onde a cor e as letras do título se destacam na apresentação. A folha de rosto apresenta uma rápida biografia da autora, bem como as informações necessárias de editorial. O texto foi escrito com letras gráficas bem legíveis, o conteúdo está dividido em 29 unidades (temas), cada unidade é composta de subtítulos correspondentes ao tema, a autora apresenta exercícios, somente no final das respectivas unidades.
Em sua obra a autora trabalha a história da filosofia, onde apresenta o autor e seu conceito filosófico, relacionando com o contexto vivenciado pelo aluno, norteando o aluno para sua própria reflexão, a autora utiliza o método da aula-expositiva. No início de cada unidade¬ é apresentada apenas uma ilustração, sem cores, sem atrativo, não instiga a curiosidade do aluno.
A proposta da autora, é que seu livro seja utilizado no ensino fundamental e médio, entretanto, para o ensino fundamental, o livro poderia ser mais rico em imagens e cores, a fim de atrair e fomentar a imaginação dos alunos, também se percebe que á muito conteúdo para depois ser trabalhado, ou seja, os exercícios sugeridos pela autora se apresentam somente no final de cada unidade, partindo da compreensão, de que o aluno do ensino fundamental não possuiu um conhecimento prévio, sobre os conceitos filosóficos e não possuí o hábito do exercício reflexivo, a aula poderá tornar-se cansativa, sem atrativos e de difícil compreensão, os exercícios poderiam ser mais freqüentes.
Para o ensino médio, o livro é mais adequado, partido de que o aluno já possuiu um conhecimento anterior dos conceitos filosóficos, como os exercícios encontram-se no final das unidades, estão adequados em sua colocação, esses alunos já possuem certa autonomia reflexiva, conseguindo somar vários subtítulos e até mesmo montar uma teia de conhecimentos. O índice dos temas encontra-se no final do livro.
A segunda obra em análise, “Curso de Filosofia” do autor Battista Mondin, não apresenta referência ao nível a ser aplicado. Esta obra é composta de três volumes, mas nos concentraremos no volume 2. Que apresenta uma capa de forma simples e comum, com cores suaves, em azul, sem muito atrativo, destacando apenas o título em vermelho, na contra capa encontramos uma breve exposição sobre o assunto que será abordado. A folha de rosto apresenta apenas as referências editoriais. O corpo de texto é composto por doze títulos filosóficos, com sesse nta e seis subtítulos. O autor pontua a história da filosofia moderna, partindo de autores de maior relevância deste período.
O autor apresenta o filósofo e seu conceito, e o contexto de sua época, não faz relação com contexto do aluno, apresenta uma linguagem técnica, mais acadêmica, e por apresentar tal linguagem, e um maior volume de informações, torna-se de difícil compreensão, bem como sua prática para os alunos de ensino fundamental e ensino médio, mas apresenta-se de grande auxilio para o ensino superior, o conteúdo desta obra é expositivo. A obra não apresenta ilustrações, somente os conceitos dos filósofos, que são separados por seus títulos e subtítulos, no final da obra, é apresentado apenas sugestões de temas e autores correspondentes, para a elaboração de possivéis pesquisas. No final do livro também é apresentado o índice, e autores com palavras chave, para a orientação do aluno.
Partindo da análise destes dois livros, podemos considerar o livro mais adequado para a prática no ensino fundamental e ensino médio, é o livro de Marilena Chauí “Filosofia”, pois sua metodologia é mais abrange, interage com aluno, possuí uma linguagem acessível, instiga o aluno a reflexão e criatividade, levando o aluno a desenvolver sua razão crítica norteando-o para a autonomia intelectual, que ainda não está concluída.

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